A Festa de Agosto
Tudo indica que a origem da Festa de Agosto teria surgido em meados do século XIX. O motivo teria sido o “roubo” da primeira imagem do Santo, o qual teria sido encontrada no interior da gruta e colocada no altar da Igreja Matriz, nos idos de 1785 também teria sido roubada, devido a uma derrota política valendo-se por uma batalha ocorrida em Baependi, conhecida como “Revolução Liberal”, onde as tropas do Imperador, sendo que o número de soldados era exatamente superior, motivo da derrota, o que fez o Barão perder boa parte de seu prestígio e respeito. A imagem teria sido levada para Roma.
Uma outra imagem teria sido enviada, porém esculpida em madeira. Naquele dia teria acontecido uma grande festa, onde as pessoas se aglomeraram para ver a nova imagem. Diz se que esta festa teria durado alguns dias; os moradores do povoado e da zona rural, além de visitantes e convidados vindos de outras localidades, teriam colaborado com alimentos, queijos, doces caseiros, cachaça, vinho, prendas e oferendas. Esses donativos teriam chegado em carros de boi. Após uma grande missa campal, orações e uma procissão que culminou no altar da Igreja Matriz, haveria se iniciado a festa com muita dança, forrós, folia de reis e outros costumes da época.
A data de comemoração não foi precisa, porém teria ocorrido no último final de semana do mês de agosto. Desse dia em diante passaram, então, a comemorar a Festa de São Thomé (não confundir como dia de São Thomé, 03 de Julho), conhecida hoje como “Festa de Agosto”.
Grande parte da comunidade local atribui a Festa de Agosto a um festejo em comemoração às colheitas, tanto é que São Thomé é o padroeiro delas.
Os casarões ficavam fechados a maior parte do ano porque a maioria dos seus proprietários vivia na zona rural. Costumavam “ganhar vida” quando aconteciam as festas, principalmente a Festa de Agosto.
Compareciam verdadeiras romarias. Vinham pessoas a pé, a cavalo, em kombis e na carroceria de caminhões. Muita gente que morava na roça economizava o ano inteiro só para gastar na festa e comprar as “quinquilharias” que os caixeiros viajantes e barraqueiros traziam.
Hoje a Festa de Agosto de São Thomé das Letras é a mais popular do município, chegando a atrair uma média de 20.000 pessoas. Mas nem tudo são “flores”. Devido ao enorme fluxo de turistas a procissão deixou de acontecer, muitos valores religiosos foram esquecidos e a cada ano a festa que mantinha um espírito de oração passa a se tornar de âmbito cada vez mais profano.
Há muitos casos de que ao mesmo tempo que o morador reclama que o turismo está acabando com a tradição da Festa de Agosto, ele está construindo mais um ou dois quartos para alojar turistas, também no período da referida festa.
Na região do Sul de Minas, prepara-se o terreno para o plantio ao final do mês de agosto, para o plantio principalmente do milho. A chegada das chuvas surge em meados de novembro, porém se intensifica durante os meses de dezembro e janeiro. O ciclo do milho, desde a semeadura até a total secagem e colheita gira em torno de 4 a 5 meses, sendo plantado entre outubro e novembro; logo a colheita surge com mais intensidade nos meses de março e abril.
Nós séculos passados, como não se conhecia o emprego comercial da pedra plantava-se muito café, cana-de-açúcar, feijão e arroz, entre outros de menor escala.
Acredita-se que houve conturbação a respeito da origem da festa, pois como a própria Igreja afirma, o apóstolo Thomé teria ensinado aos índios o preparo do terreno e a atividade do plantio. Daí o padroeiro das colheitas.
Fonte: Ricardo dos Santos Serra (*)
(*)
Extraído do Livro de Letras em Letras
http://www.saothomedasletras.net/servicos/livrostl.asp
Enfim,
Venha fazer a colheita!!!
A Festa de Agosto de São Thomé das Letras acontecerá nos dias: 22, 23 e 24 de Agosto de 2008, no Centro de Eventos de São Thomé das Letras. No dia 22, sexta feira, subirá no palco 1 Nando Reis e os Infernais, no palco 2 você conta com a Banda Dona Inácia. No dia 23 de Agosto, as 23hs, subirá no palco 1 a banda Biquini Cavadão e no palco 2 Scarceus. No dia 24 de Agosto, as 21hs, subirá no palco 1 Don & Juan, com entrada franca e no palco 2 a Banda Mix. Assista a TV Pirâmide e obtenha cobertura exclusiva com os músicos. Festa da colheita em São Thomé das Letras é no mês de Agosto de 2008.
Yahoooooooooooooooooooooooooo,
Cobertura TV Pirâmide
Informações e Reservas
http://www.saothomedasletras.net/sobre/festaagosto.asp
Inicio
»
»Notícia
» História - Festa de Agosto em São Thomé das Letras
Postar um comentário
0 comentários