WebSites SEO



0
Onde o mito e a realidade se confundem

Em 1.770, com a construção de uma Capela dedicada a São Thomé inicia-se o povoamento do município de São Thomé das Letras.

A lenda nos conta que o escravo João Antão fugiu e refugiou-se numa gruta onde por muito tempo viveu da caça, pesca e plantas silvestres. Um dia encontrou-se com um bondoso e educado senhor que ao tomar conhecimento de sua história escreveu um bilhete pedindo ao seu amo que o perdoasse. Uma carta bem escrita era raro naquela época e Francisco Junqueira quis conhecer o autor das linhas. João Antão levou-o à gruta, mas lá só encontraram uma imagem de São Thomé Apóstolo. É ao lado dessa gruta que hoje se encontra erguida a Igreja Matriz.

São Thomé também é das Letras, porque na mesma gruta onde foi encontrada a imagem pode-se ver inscrições rupestres em tons avermelhados e semelhantes a letras. Essas inscrições estão espalhadas por vários locais ao redor do município e contribuem para acentuar a aura de mistério que envolve toda a cidade. Decifrá-las tem ficado a cargo da crença e da imaginação de cada um. São Thomé das Letras a quase 1.500 m de altitude é o único local da Terra com um tão grande afloramento de rochas de quartizito. Foi com a extração dessas "Pedras de São Tomé", que por volta 1.950, a cidade passou a dispor de uma atividade produtiva estável. A partir de meados da década de 80 uma nova atividade, o turismo, vem transformando e agregando novos valores a comunidade Sãothomeense.

Desde 1.981 e pioneira no ramo da hotelaria em São Thomé das Letras, a Pousada Arco-Íris vem preservando o privilégio de ser a melhor opção para hospedagem na cidade. O visitante que deseje passar alguns dias conhecendo as belezas da região tem na Pousada Arco-Íris a certeza do aconchegante conforto, da segurança e da tranqüilidade a preços convidativos. Os melhores restaurantes da cidade oferecem pratos variados, típicos da cozinha mineira, além de servirem com exclusividade especialidades que só podem ser encontradas em São Thomé das Letras. Além disso, oferecem descontos especiais e exclusivos para os hóspedes da Pousada Arco-Íris.

São Thomé das Letras por seu clima típico de montanha prima pela refrescante pureza do ar, que é perfumado pela suavidade dos odores que emanam da natureza que a envolve. É o ponto alto, 360 graus de visão para um mundo pleno de grutas, rios, cachoeiras, matas, pássaros e animais silvestres. Reconhecida como Estância Climática das mais favorecidas, tanto é atraente para aqueles que buscam o aconchego e a tranqüilidade de um merecido descanso do dia a dia, como para aqueles que querem a radicalidade de um profundo mergulho no seio da mãe natureza. Sua formação topográfica é perfeita para os esportes mais radicais, que já tem lugar garantido no roteiro turístico da cidade, a qual começa a se preparar para sediar provas nacionais e internacionais.

O artesanato também não podia deixar de ser único. Talhado com a matéria prima da região é internacionalmente reconhecido pela sua qualidade e originalidade. Suas festas são das mais concorridas da região e seu folclore representa um raro momento da expressão de união e fé populares culminando com a Folia de Reis, numa semana inteira de festejos, onde vários grupos de Folia devidamente paramentados revezam-se em danças e músicas.

Há muito que falar sobre São Thomé das Letras, mas, o melhor é vivê-la. Místicos e ufólogos, artistas e pesquisadores do mundo inteiro ou gente que apenas quer sentir algo mais, vem a São Thomé das Letras e nunca mais a deixam. No mínimo carregam-na para sempre em seus corações e em suas lembranças. Muitas são as associações esotéricas, ufológicas e místicas, sediadas no município que é considerado como uma das cidades sagradas do planeta e destinada a ser um dos baluartes da nova era. E assim vai-se tecendo sua história e suas lendas e a gente que chega, que fica ou que passa, integra e valoriza esse imenso universo histórico, criando e ajudando a percorrer os caminhos que conduzem ao futuro de São Thomé das Letras.

Por Armando Brum

http://www.saothomedasletras.net/pousada/arcoiris.asp

Postar um comentário