WebSites SEO



0
Significado

O Solstício de verão ou Litha é comemorado no dia 21 de dezembro no hemisfério sul e no hemisfério norte celebra-se no dia 21 de junho, é o dia mais longo do ano, é o ápice do verão.

O nome Litha é relativamente moderno e provavelmente é derivado da palavra saxã que significa "o oposto de Yule” (natal ou solstício de inverno).

Litha marca o primeiro dia do verão sendo um dos oito sabás do paganismo. O termo pode ser usado especialmente no calendário Wicca e Asatrú. Litha é um a celebração do fogo, momento em que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, as folhagens e os gramados se encontram em abundância na Natureza. É o dia longo do ano, no qual o poder da luz se encontra acima da escuridão, garantindo poder e proteção. Nesse período celebramos a abundância, a luz, a alegria, o calor e o brilho da vida proporcionada pelo Sol. Nesse instante o Sol transforma as forças da destruição com a luz do amor e da verdade. Litha é um período mágico onde o véu que separa o nosso mundo do mundo das fadas está mais fino.
O Litha é um Sabbath do auge do poder do sol, solstício de verão. É quando o Deus solar está em seu poder máximo, esse período é quando as plantas tem maior carga de poder, pois estão bem energizadas pelo astro rei, é um sabá propício para casamentos. Antigamente, os casamentos eram celebrados em junho para garantir-se a fertilidade, sendo esta uma data muito propícia, embora diferente de Beltane, que era reservada aos ritos de fertilidade e ao Casamento Sagrado das divindades.
O Solstício de Verão é o período de materialização de todas as nossas esperanças, onde projetos, sonhos e desejos lançados na época do plantio, começam a dar seus frutos, conforme o despertar da consciência, tornando-se realidade.

Entrada

Levar comida e bebida de acordo com a tradição para banquete comunitário

Comidas típicas a serem levadas por todos

Frutas amarelas e cítricas em geral (laranja é um símbolo solar), mel, bolinho de canela, bolinho de ervas finas, bolo de fubá com erva-doce, maçã, patê de ervas e pão de cereais.

Bebidas típicas a serem levadas por todos

Suco de laranja e cítricos em geral, chá de maçã e canela, chá de camomila, hidromel, água, cerveja e vinho tinto.

Incensos, Ervas e Flores típicas

Girassol, Camomila, Margarida, Flor de laranjeira, Flores amarelas ou vermelhas que sejam solares, Canela, Sálvia, menta, basílico, cebolinha, salsa, tomilho, hissopo, madressilva, urze vermelha, urze branca, lavanda, samambaia, visco, verbena, musgo, íris, sorveira, carvalho, abeto, pinheiro, sementes de anis, aveleira, alecrim, louro.

Traje

Cor Amarelo, laranja, verde e Dourado.

Pedras preciosas: cornalina laranja, rubi, diamante, conchas do mar, quartzo branco, âmbar, citrino, olhos-de-tigre, topázio amarelo, turmalina amarela, peridoto, cornalina, calcita laranja ou amarela.

Data e Local

Dia 20 de Dezembro (domingo), às 18h, Espaço Livre (Praça do Rosário, 645, Chalé de Pedra) - São Thomé das Letras – MG.

Informações

contato@cienciaestelar.org.br

Postar um comentário