WebSites SEO



0
Localizada a meio caminho entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, no sul do Estado de Minas Gerais, a cidade de São Tomé das Letras é um paraíso natural montanhoso. Situada sobre uma imensa jazida mineral, de onde se extrai o quartzito (conhecido na região como Itacolomi), a cidade é também toda construída em pedra, ao longo de várias colinas de impressionante beleza.

Ao chegar em São Tomé se vêem manchas brancas no solo ao redor da cidade, que de longe parecem neve, mas são áreas onde o leito rochoso ficou exposto após a extração da pedra. Esta atividade sustenta 70% da população da cidade, e a jazida mineral é também, segundo os místicos a causa do poder energético da cidade, portanto a fonte do turismo local. A beleza que se descortina ao atingir o centro da cidade é de tirar o fôlego, o charme das construções de pedra misturadas a construções do século XVIII, a aura mística ao redor, os locais de beleza natural intocada como cascatas, cavernas, mata e as próprias pedreiras.

O nome da cidade, São Tomé das Letras, tem origem em duas lendas distintas:
São Tomé: No século XVIII um escravo fugiu e se escondeu em uma gruta, onde encontrou um homem de longas vestes brancas que o aconselhou a voltar a seu antigo patrão, pois seria perdoado. No caminho, eles encontraram uma imagem sacra representando São Tomé, o apóstolo, que foi então abrigada numa capela construída especialmente, em local onde hoje se encontra a Igreja Matriz da cidade (a imagem foi roubada no ano de 1991, e não se encontra no local).

Das Letras: desde tempos imemoriais os fazendeiros e mineiros da região encontraram pinturas rupestres nas cavernas, estranhas "letras" possivelmente feitas por índios (a tribo original da região era a dos Cataguases). Hoje grupos esotéricos especulam a origem de tais inscrições, formulando hipóteses alienígenas entre outras.

A corrida mística a São Tomé das Letras começou na década de 70, com o movimento hippie, e desde esta época se mencionava o poder energético que os minerais emitiam, favorecendo a elevação da consciência para planos superiores, a abertura de portais dimensionais, a vibração e contato espiritualista, e a cura de doenças. Estas comunidades alternativas ainda se encontram lá, e foi através dela que as incríveis cascatas, cavernas e colinas foram divulgadas.

Hoje existem diversas organizações esotéricas que estão construindo sedes em São Tomé, para receber membros para estadia e cursos. As mais conhecidas são a Fundação Harmonia, a Sociedade Brasileira de Eubiose, e a Imagick, que está construindo a "Cidade das Estrelas".

A Sociedade Brasileira de Eubiose é um organização respeitada em todo o país, fechada para os membros, onde se discute o conhecimento hermético, e seus ensinamentos apontam a cidade de São Tomé como um dos redutos onde a destruição final do mundo não chegará. Eles estudam a existência de portais interdimensionais, de provas da existência de civilizações anteriores à nossa (Lemúria, Atlântida, Shambalah), e seus membros se reúnem em São Tomé para rituais de harmonização e energização.

A Fundação Harmonia possui um boa estrutura no local, com pousada e restaurante em sua sede, que fica num bairro rural da cidade chamado Cantagalo. Neste local, as pessoas têm acesso às várias disciplinas alternativas para evolução pessoal, tratamento de saúde, ou simplesmente para descanso e harmonização para readquirir o equilíbrio.

À parte destas organizações, a presença de místicos é visível em toda a parte, pode-se ver placas de Tarô, Astrólogos, Lojas de Artigos Esotéricos e casas de espiritualistas que atendem pessoas.

Pontos turísticos de São Tomé das Letras:

Gruta do Carimbado: localizada a cerca de 3 km do centro da cidade, com acesso por estrada e por um trilha nas pedreiras, a Gruta do Carimbado permanece um enigma. Muitos místicos consideram que esta gruta faz parte de um antigo sistema de túneis que existiram em toda a América, e convergiam em Machu Pichu, herança de uma civilização extraterrestre que colonizou a Terra antes que nossa civilização existisse. Vários túneis destes na forma de grutas descendentes em que nunca se encontra um final existem pela América do Sul. A gruta em si é ampla, com ângulo de inclinação descendente e acústica privilegiada, e não se tem notícia de que qualquer expedição exploradora tivesse encontrado seu fim.

Ladeira do amendoim: localizada próxima a Gruta do Carimbado, é um fenômeno único no mundo, em que um forte campo magnético não só enlouquece bússolas, como faz com que veículos pesados com o motor desligado SUBAM a ladeira como que puxados por um ímã. Físicos consideram o fenômeno explicável, mas ninguém consegue entender como pode o campo magnético ser tão forte.

Novamente os ufologistas têm sua explicação, dizendo que a Gruta do Carimbado seria a entrada de uma base alienígena subterrânea, e que suas fontes de força ainda estariam operantes sob o solo, gerando este campo energético único no mundo

Todos os pontos de contato com a natureza, cascatas, fazendas, pedreiras e outros também atraem os turistas, e é comum ver pessoas caminhando para ver o Sol nascer e meditar, ou praticar o Tai chi chuan nestes locais. Pontos de ecoturismo são o Vale da Borboletas, Shangrilá, as grutas do Feijão, do Sobradinho e da Bruxa, as cascatas do Paraíso, do Flávio, da Noiva e da Lua. Várias trilhas de trekking atraem turistas mais atléticos que comungam com a beleza natural.

A cidade tem vários restaurantes, pousadas, e barzinhos que agregam os turistas boêmios à noite, enquanto alguns turistas místicos se reúnem para realizar rituais ao redor de fogueiras.

Fonte: www.brazilsite.com.br/.../locais/locais02.html

Postar um comentário